sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2ª ATIVIDADE DO GRUPO CULTURAL

O GRUPO CULTURAL, QUE INICIOU AS SUAS ATIVIDADES NO DIA 17 DE OUTUBRO, VAI CONTINUAR A ESPALHAR PEDACINHOS DE CULTURA PELAS SALAS DE AULA.
Assim, escolhemos como notícia literária, os recentes vencedores dos prémios literários de língua portuguesa, os jovens escritores João Tiago Pedro, com o seu único livro, “o teu rosto será o último”, obra que traça o perfil da sociedade portuguesa.
A Título de curiosidade, diga-se que a obra citada começou a ser redigida, no dia a seguir ao seu autor ficar desempregado.
O autor arrecadou um prémio de 100mil euros.
Gonçalo M. Tavares venceu o grande prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, sendo já considerado como uma grande promessa das letras portuguesas, no estrangeiro.
De entre os clássicos, salientamos UMA OBRA DE 1953, DA AUTORIA DE JOSÉ SARAMAGO “CLARABOIA”, OBRA JÁ CLASSIFICADA COMO EXCELENTE PELOS GRANDES CRÍTICOS LITERÁRIOS.
Porque o grupo cultural tem também como objetivo divulgar jovens escritores portugueses, trazemos0 para leitura um excerto da obra “O BOM INVERNO”, de João Tordo ele próprio vencedor do prémio literário José Saramago, em 2oo9.