segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Trabalhos de Alunos

Implementação do P.N.L

Muitas pessoas consideram ler um prazer, ao contrário de uma grande parte dos portugueses.
Portugal encontra-se num nível de literacia muito baixo. Podíamos apontar uma enorme variedade de razões para que isto aconteça: falta de prazer em ler, pouco contacto com livros, insuficiente autonomia na leitura…
«Como indicam vários estudos verificou-se que a maior parte da população adulta portuguesa (maiores de 15 anos) atingiu níveis de literacia bastante reduzidos: 10,3% não conseguiu usar leitura nem escrita, cerca de 70% só conseguiu usar estas competências para resolver tarefas simples e apenas 7,9% dos inquiridos demonstrou um domínio completo da leitura e da escrita. Dez por cento dos alunos portugueses aos 15 anos têm dificuldades em perceber o que lêem.»
Para resolver muitos destes problemas foi criado o Plano Nacional de Leitura (PNL). Este Plano constitui uma resposta institucional aos níveis de iliteracia da população em geral e particularmente dos jovens.
A partir do momento, em que as pessoas fundamentalmente os jovens passarem a gostar de ler, tal como gostamos de ver televisão, ou navegar na internet, parte dos problemas serão resolvidos.
Para mim, a leitura é mais do que um dever ou obrigação, é algo que me permite viajar, por todos os lugares ou situações descritas numa obra.
Aconselho-vos a ler, pois é através da leitura que recebemos uma grande parte da nossa cultura geral.

Anabela Carvalho Rodrigues, nº 5369, 9º7