segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Classificação Decimal Universal

O que é a Classificação Decimal Universal

Abreviada e internacionalmente conhecida pela sigla CDU (nos países de língua portuguesa), é um sistema de conceitos hierarquicamente estruturados em grandes classes, destinado à classificação do conhecimento e dos suportes físicos de seu registo, a que denominamos genericamente documentos: livros, folhetos, revistas, discos, fitas de áudio, discos fonográficos convencionais, discos "laser", etc. Permite reagrupar todas as referências relativas a um determinado assunto e, posteriormente, localizar rapidamente essa documentação. Graças à sua notação normalizada facilmente utilizável é aplicada universalmente, embora com maior relevância na Europa.

Qual a origem da CDU?

A ideia de representar o conhecimento a partir de sua divisão em base decimal para criação de um sistema de classificação bibliográfica já se encontrava presente no sistema que deu origem à CDU, a classificação Decimal de Melvil Dewey (1851-1931), cuja primeira edição data de 1876. O próprio Dewey ter-se-ia inspirado em trabalho do físico André Marie Ampère, que no século anterior já empregara notação decimal como código de classificação de documentos. O sistema de Dewey foi, ao longo dos anos, sofrendo alterações, adaptando-se às mudanças sociais e científicas. A CDU é gerida hoje em dia por uma organização denominada "UDC Consortium" (La Haye-Holanda) que reagrupa os diferentes editores da CDU de cada país, editando versões revistas, completas ou mais ou menos reduzidas e simplificadas.

Por que princípios se rege a CDU?

A CDU enquanto sistema rege-se por três princípios:
1. É uma classificação no sentido mais restrito.
2 . É universal — inclui o conjunto de todos os saberes, não como simples justaposição de elementos isolados, mas sim enquanto interligados.
3. É decimal — a notação que utiliza reflecte o princípio da sequência do geral para o particular, graças à repartição dos saberes em dez grandes classes, cada uma delas susceptível de ser subdividida decimalmente até ao grau de especificidade julgado necessário.

Quais são as principais divisões da CDU?

As principais divisões da CDU são:
0 Generalidades. Informação. Organização.
1 Filosofia. Psicologia.
2 Religião. Teologia.
3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
4 Classe vaga.
5 Matemática e Ciências Naturais.
6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
8 Linguagem. Linguística. Literatura.
9 Geografia. Biografia. Historia.