quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Núcleo "A Hora do Conto no Cosme"

No início de Novembro, o grupo que constitui o Núcleo “A Hora do Conto no Cosme”, começou a ler histórias em várias turmas.

Desta forma, a biblioteca vai à sala de aula, através da voz e da leitura expressiva dos alunos deste Núcleo.

Os contadores de histórias estão sobre a supervisão da professora Helena Marques, que é também a responsável pelo Núcleo, que pertence à equipa da BE (Biblioteca Escolar).

Alguns momentos da actividade….

Helena Marques Vilela






quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Escritor do mês

Para este mês foi escolhido Fernando Savater escritor e filósofo muito procurado pelos alunos do ensino secundário.



Fernando Savater

“Se a boa educação é cara, a má educação é ainda mais cara.” diz o filósofo e escritor Fernando Savater nascido em 1947, em San Sebastian, País Basco. Professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Madrid e da Universidade do País Basco, tarefa que conjuga com as suas actividades como conferencista, escritor de artigos no diário El País e director da revista “Claves”, dedicada aos debates intelectuais e filosóficos.
Autor de uma vasta obra que abarca o ensaio, a narrativa e o teatro. Entre outros galardões, recebeu o Prémio Francisco Cerecedo da Associação de Jornalistas Europeus e o Prémio Sakharov de Direitos Humanos.Savater é um autor prolífico e a sua filosofia é ilustrada e vitalista, o seu estilo é polémico e iconoclasta e as suas opiniões são frequentemente contra a corrente.
Na filosofia da educação, destaca-se a obra “O valor de educar”, “Ética para um jovem”…segundo Savater, “não há educação se não há verdade a transmitir, se tudo é mais ou menos verdade, se cada qual tem a sua verdade igualmente respeitável e não se pode decidir racionalmente entre tanta diversidade.”Fernando Savater é um dos pensadores mais destacados de Espanha e tem vindo a ganhar grande popularidade no mundo inteiro.